sexta-feira, 7 de agosto de 2009

crianças X internet: perigo a vista????

Bah, uma coisa que muita gente tem me perguntado é sobre como fazer com as crianças na internet....não é perigoso? A internet tem muitos perigos sim, mas temos que pensar friamente, as crianças não deixarão de usar computadores só porque os adultos não querem! Se você não deixa o seu filho ou aluno comer chocolate ele deixa de comer???

A internet é hoje mais do nunca uma rede de pessoas, as máquinas são apenas um meio de acessá-las. Sabemos que há um mundo de coisas na rede, milhares de informações, conteúdo e etc. podem ser encontrado, mesmo que por acidente. Mas então, como proteger as crianças? Bloqueamos tudo?

Não concordo com o bloqueio, acho que é muito fácil proibir e não esclarecer. É como dizer ao seu filho: não use drogas e não acompanhar a sua vida, achar que essa afirmação vai mudar algo. É importante que os adultos acompanhem as crianças na rede, como um adulto acompanha uma criança na rua. Na rua também há muitos perigos e por isso mesmo, não deixamos as crianças sozinhas. Portanto, deve-se ter o mesmo cuidado com o mundo virtual que as crianças acessam. Tanto professores, quanto os pais devem estar atentos e alertar as crianças sobre estes perigos. Só assim poderemos ter um uso seguro pelas crianças, de forma que elas também aprenderão a se proteger dos dos maus conteúdos na internet...

por hoje é isso pessoal!

Bjs

Nenhum comentário: