sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Web 2.0: a salvação do mundo??????????????????

Gente, hoje eu estava fazendo uma pesquisa no google sobre sites que tratassem essa temática e às vezes fico admirada em como, muitas vezes, os autores caem na armadilha de colocarem a informática e mais precisamente, a Web 2.0, como a grande redentora da educação. Parece que o mundo vai ser melhor só por causa disso.

Acredito que a grande contribuição está na abertura de um leque de possibilidade que antes não haviam, mas que dependem muito também da realidade da escola, da prática do professor e também, do quanto estes alunos estão habituados com o trabalho cooperativo. Aí é que na minha opinião está o X da questão.

Por exemplo, eu leciono em uma escola dentro de uma realidade muito pobre, em que as crianças além de estarem viciada em um modelo de educação tecnicista (que tento abrir seus olhos para mais que isso), não estão habituadas nem a usar o computador, nem a trabalhar cooperativamente através dele. Mas posso dizer que um laboratório de informática foi um grande avanço nessa escola. Professores passaram a se perguntar porquê as crianças se interessavam tanto pelas aulas no laboratório de informática e como despertar esse interesse nos conteúdos que trabalhavam. Estas crianças começaram a ser incluidas digitalmente...etc. Mas confesso que meu trabalho ainda não é como o que eu sonhava...com as crianças interagindo e aprendendo virtualmente. Tenho ensinado a elas como usar o computador, como ligar, entrar em sites, navegar autonomamente...sem medo de estragar a máquina. Sinto que estou caminhando para um final feliz...mas este ano ainda não consegui usar estes softwares, mas mesmo assim...o simples uso da máquina já despertou desequilíbrios e questionamentos sobre suas aprendizagens, o que já me deixa muito feliz.

Entretanto, acho que vale a pena destacar que este processo também pode ser despertado sem o uso do computador, ou que eu poderia não despertar nada usando o computador. Por isso, considero que não podemos esquecer que só uma prática pedagógica voltada para a contrução do conhecimento pode tornar a web 2.0 um espaço de criatividade e aprendizagens e naõ apenas mais um veículo de cultura de massa.

Tá, mas e a Web 2.0 no que pode contribuir? Eu digo que na possibilidade de analisarmos as informaçoes presentes, criarmos novas e ainda argumentar sobre elas como o que fazemos neste espaço...

segunda-feira, 25 de agosto de 2008

algumas reflexões...

Há alguns anos atrás a internet as possibilidades da Web se resumiam à busca de informações, broadcasts de informação, download e comunicação. Entretanto, apesar do excesso de informações presente na rede, os usuários não tinham a possibilidade de transformar ou atuar sobre estas informações. Com o tempo e os avanços tecnológicos, tanto no que diz respeito às plataformas de hardware, como memórias maiores, processadores mais rápidos, Internet banda larga, entre outros, quanto no que se refere aos novos softwares de colaboração que começaram a surgir subsidiados por estas novas plataformas. Assim, as pessoas deixam de ser consumidoras de informação para se tornarem criadoras e distribuidoras de conteúdo e informação e produzi-lo se torna tão fácil quanto era obtê-lo.

Neste contexto, surge uma segunda geração de comunidades e serviços baseados na plataforma Web, a Web 2.0. Embora o termo tenha uma conotação de uma nova versão para a Web, ele não se refere à atualização nas suas especificações técnicas, mas a uma mudança na forma como ela é encarada por usuários e desenvolvedores. A regra mais importante é desenvolver aplicativos que aproveitem os efeitos de rede para se tornarem melhores quanto mais são usados pelas pessoas, aproveitando a inteligência coletiva. Entre as ferramentas da Web 2.0, baseadas em redes sociais, podem ser citados os sites de compartilhamento de vídeos (Youtube), redes de relacionamento (Orkut), enciclopédia colaborativa (wikipedia), editores de página web colaborativos (PBwiki) e simuladores de vida real (Second Life).

Estes sites de compartilhamento são baseados na plataforma de software social. Esses softwares possuem ferramentas de interação virtual, na qual os usuários se cadastram em um website, e a partir daí podem se comunicar, potencialmente, com toda a rede de pessoas conectadas. Atualmente, existem vários deles os mais famosos são o Facebook, Multiply, Orkut, MySpace, entre outros. Os formatos são parecidos, mas de acordo com a arquitetura e a programação, eles podem ser mais ou menos interativos e permitirem uma maior flexibilidade na sua formatação a partir da intervenção dos próprios usuários.

Com estas novas possibilidades de trabalhar os conteúdos digitais, o conceito de autoria e os direitos autorais, ética, estética, governo, cidadania, bem como os relacionamentos e a família ganham novas dimensões. Isso ocorre na medida que as relações no ciberespaço se tornam mais democráticas e acessíveis através dos softwares sociais. Na educação, a maior contribuição da Web 2.0 são as práticas colaborativas e cooperativas, a comunicação e a convergência de conteúdos suportadas por este tipo de software.

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Como surgiu a idéia...

Participando da oficina de Blogs na Escola, oferecida pela prefeitura de São Paulo no Campus Paty 2008, surgiu a idéia de criar um espaço de discussão onde professores, pesquisadores e informatas possam trocar idéias não apenas sobre blogs, mas softwares sociais em geral. Este assunto tem me interessado nos últimos tempos e penso que, sua articulação com novas práticas pedagógicas na escola, pode contribuir e muito não apenas para educação brasileira, que carece aproximar-se mais dos interesses dos alunos, mas também a inclusão digital. Neste blog pretendo levantar discussões em torno destas comundades virtuais e dessa sociedade em rede que se forma no ciberespaço.