Gente, hoje eu estava fazendo uma pesquisa no google sobre sites que tratassem essa temática e às vezes fico admirada em como, muitas vezes, os autores caem na armadilha de colocarem a informática e mais precisamente, a Web 2.0, como a grande redentora da educação. Parece que o mundo vai ser melhor só por causa disso.
Acredito que a grande contribuição está na abertura de um leque de possibilidade que antes não haviam, mas que dependem muito também da realidade da escola, da prática do professor e também, do quanto estes alunos estão habituados com o trabalho cooperativo. Aí é que na minha opinião está o X da questão.
Por exemplo, eu leciono em uma escola dentro de uma realidade muito pobre, em que as crianças além de estarem viciada em um modelo de educação tecnicista (que tento abrir seus olhos para mais que isso), não estão habituadas nem a usar o computador, nem a trabalhar cooperativamente através dele. Mas posso dizer que um laboratório de informática foi um grande avanço nessa escola. Professores passaram a se perguntar porquê as crianças se interessavam tanto pelas aulas no laboratório de informática e como despertar esse interesse nos conteúdos que trabalhavam. Estas crianças começaram a ser incluidas digitalmente...etc. Mas confesso que meu trabalho ainda não é como o que eu sonhava...com as crianças interagindo e aprendendo virtualmente. Tenho ensinado a elas como usar o computador, como ligar, entrar em sites, navegar autonomamente...sem medo de estragar a máquina. Sinto que estou caminhando para um final feliz...mas este ano ainda não consegui usar estes softwares, mas mesmo assim...o simples uso da máquina já despertou desequilíbrios e questionamentos sobre suas aprendizagens, o que já me deixa muito feliz.
Entretanto, acho que vale a pena destacar que este processo também pode ser despertado sem o uso do computador, ou que eu poderia não despertar nada usando o computador. Por isso, considero que não podemos esquecer que só uma prática pedagógica voltada para a contrução do conhecimento pode tornar a web 2.0 um espaço de criatividade e aprendizagens e naõ apenas mais um veículo de cultura de massa.
Tá, mas e a Web 2.0 no que pode contribuir? Eu digo que na possibilidade de analisarmos as informaçoes presentes, criarmos novas e ainda argumentar sobre elas como o que fazemos neste espaço...
sexta-feira, 21 de novembro de 2008
Assinar:
Postagens (Atom)

